02/09/2012

Cabral NÃO descobriu o Brasil e +

Tumblr_m7xb7qtaps1rsri9yo1_500_large

Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, certo? ERRADO! Pedro Álvares Cabral não descobriu o Brasil! Antes dele outras pessoas vieram, como Duarte Pacheco que chegou aqui 1 ano e meio antes. Cabral foi quem tomou posse do país, por esse motivo ficou conhecido como quem o descobriu. Eu soube disso quarta-feira passada (29/08) na aula extra de História que eu tenho toda semana, aí fiquei super curiosa pra saber de outras "mentirinhas" pela História afora.. vamos ver? 

~> Aprendemos que antes do nome Brasil vir existiram dois outros: Ilha de Vera Cruz e Terra de Santa Cruz. Porém, existiram na verdade 8 outros nomes, antes do atual: Pindorama, usado pelos índios; Ilha de Vera Cruz, em 1500; Terra Nova, em 1501; Terra de Vera Cruz, em 1503; Terra de Santa Cruz, também em 1503; Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505; Terra do Brasil, também em 1505; E finalmente Brasil, devido a árvore cuja madeira era muito valiosa, Pau-brasil. 

~> Nos dizem que Pedro Álvares Cabral era almirante, um título de nobreza. Mas na verdade ele era capitão-mor da esquadra de navios que chegou ao Brasil.


~> Zumbi dos Palmares, tido como um herói da abolição da escravatura, na verdade tinha escravos mesmo após a abolição. Ele estava mais interessado era em seu poder e riqueza do que na abolição e mandava matar qualquer escravo que tentasse fugir dos maus tratos que sofriam no Quilombo.

~> Dom Pedro II contribuiu para a invenção do telefone, pois ele financiou as pesquisas de Alexander Graham Bell, o inventor. Ele também foi o primeiro monarca do século XIX ao falar ao telefone, nos EUA, durante a exposição Científica  comemorativa dos 100 anos da independência norte-americana. Durante o evento, Dom Pedro II e Alexander Bell se juntaram, um ficou de um lado do fio de 150 metros e D. Pedro II no outro. Bell recitou os versos de Shakespeare (Ser ou não ser, eis a questão) no fone e, entusiasmado, D. Pedro II gritou "Meu Deus, isso fala!".

~> D. Pedro I não gritou "Independência ou Morte" porque amava o país nem algo do tipo. Na verdade (segundo alguns historiadores) ele estava fazendo suas necessidades fisiológicas atrás de uma moita quando recebeu uma carta do rei, seu pai, ordenando que ele voltasse para Portugal. Então, ele deu o tão famoso grito movido pela ambição de ser imperador, como realmente foi.

Curioso, não? Nunca acreditei em Papai Noel e fui enganada desse jeito!
Créditos: www.vocesabia.net

Um comentário:

  1. nossa 'O' eu morreria sem saber destas coisas? ensinam agente o errado, WTF?

    seguindo.
    www.damadevestidoazul.com

    ResponderExcluir

Olá! Que bom que veio comentar ♥
Sinta-se à vontade, ok? Só seja educado, e eu sei que será! :)

Me encontre no YouTube: youtube.com/xbekaxxx
No Facebook: www.facebook.com/minhadistracao
E no Instagram: instagram.com/rebeca_kl