16/12/2012

#01 Resenha - A culpa é das estrelas

"A culpa, querido Brutus, não está nas estrelas, mas em nós mesmos". – Julio César, William Shakespeare. 

01-resenha-a-culpa-eacute-das-estrelas_large
found on http://weheartit.com/entry/45395715/via/carolbarbozaa


Nesses dias eu terminei de ler um dos livros mais perfeitos da minha vida, sério mesmo. Como vocês puderam ver no título do post, li "A culpa é das estrelas", de John Green. Eu peguei ele emprestado de uma amiga da escola, por isso as fotos do post são fotos que achei na internet mesmo, pois não deu pra tirar fotos do livro no tempo que ele ficou aqui.

8201036216_5d9e36c519_z_largeSinopseEm A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.


Minha opinião: é um livro realmente bom, que foge daquele clichê de história de gente com câncer: pessoa com a doença -> tristeza -> amor -> morte -> + tristeza. A Hazel Grace não é só mais "uma menina com câncer", ela é uma personagem forte, carismática, sarcástica, sincera e interessante. A maioria das suas falas são marcantes, poéticas, emocionantes e nos tocam de um jeito único. Ela consegue conviver com o câncer, mas nunca esquecendo dele, de um jeito encantador, aproveitando cada minuto da vida, mesmo sendo "uma bomba que não quer explodir pra machucar ninguém". Antes de ler esse livro eu pensava de uma maneira diferente quanto a certas coisas, é como se ele tivesse me dado um choque de realidade, um ânimo a mais e mais energia pra enfrentar determinadas situações. Não sei se a culpa é realmente das estrelas, só sei que cada um de nós pode enxergar as inúmeras alternativas por trás de cada problema. E se for das estrelas essa culpa toda, que seja, o que vale é tentar. Errar faz parte. Inaceitável é o "deixar pra lá". E, nesse caso, a culpa seria sua.

Para comprar: Saraiva / Submarino / Americanas / Livraria Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Que bom que veio comentar ♥
Sinta-se à vontade, ok? Só seja educado, e eu sei que será! :)

Me encontre no YouTube: youtube.com/xbekaxxx
No Facebook: www.facebook.com/minhadistracao
E no Instagram: instagram.com/rebeca_kl