15/04/2013

Nutella, inimiga dos orangotangos.

2195325-2073-rec_large

Imagem fofinha? Bonitinha? Pois é. 
Você gosta de Nutella, o famoso creme de avelã com cacau, delicioooooso? Hummm, eu também.

Parece meio nada a ver eu começar com um assunto e vir com esse outro, né? Mas Orangotangos e Nutella têm uma relação sim... mas uma relação nada amigável. =( 
Bom, acontece que na composição do Nutella utiliza-se Óleo de Palma, mais conhecido como Óleo Vegetal ou Azeide de Dendê. Acontece que as plantações de palma são consideradas um dos maiores fatores responsáveis pelo desmatamento destrutivo. Principalmente na Malásia e na Indonésia, essas plantações são constantes e todo o desmatamento causado por ela é "revertido" no lucro da exportação desses produtos. Então, florestas ricas de biodiversidade e primárias são destruidas drasticamente, em nome do Óleo de Palma. O site  Ecologist diz que a demanda desse óleo dobrou na última década, e vai dobrar mais uma vez até 2020. Nos dias atuais, esses dois países são os responsáveis pela produção de mais da metade de todo o óleo no mundo. E tanta produção e plantação, um dia irão se esgotar. Daí acontecerá que terão que expandi-las para outras áreas que não são cultiváveis hoje em dia. E nestes países, essas terras para onde irão expandir as plantações, são habitats naturais de animais ameaçados de extinção, como o tigre da Sumatra, o rinoceronte asiático e o orangotango. 

Vendo toda essa situação, o Greenpeace (instituição que eu, particularmente, gosto muito mesmo) realizou uma campanha mundial, para que as empresas não comprassem mais óleo de palma de fornecedores que desmatam essas florestas. Veja abaixo 2 vídeos dessa campanha (Dove e Unilever, respectivamente) e um outro, satirizando a Nestlé pelo seu chocolate Kik-Kat. 







A Nestlé informou que não compra mais o óleo de palma dos fornecedores cujas plantações destroem habitats desses animais. Resta saber se é mesmo verdade. Bom, no momento em que soube dessa notícia eu fiquei com "raiva" do Nutella, mas vi que não é só ele que faz isso, portanto não adianta de nada. Vou deixar de comer tudo? Não. Então o que nos resta é participar e divulgar campanhas para que parem de comprar de lugares que destroem esses habitats. 

E aí, vocês já sabiam disso? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Que bom que veio comentar ♥
Sinta-se à vontade, ok? Só seja educado, e eu sei que será! :)

Me encontre no YouTube: youtube.com/xbekaxxx
No Facebook: www.facebook.com/minhadistracao
E no Instagram: instagram.com/rebeca_kl